quinta-feira, 13 de julho de 2017

CONCURSOS 2017

FIQUE DE BEM COM AS PALAVRAS, EXPRESSÕES OU ASSUNTOS QUE MAIS APARECEM EM CONCURSOS MODERNOS




  1. Objetivo discursivo 
  2. Intenção comunicativa (propósito)
  3. Finalidade textual
  4. Denotação x conotação
  5. Ponto de vista
  6. Núcleo temático
  7. Valor persuasivo
  8. Paráfrase
  9. Apreciação valorativa
  10. Mofificador avaliativo
  11. Empregos e funções das palavras "que" e "se"
  12. Emprego de este - esta - isto x esse - essa- isso
  13. Empregos, usos, e valores assumidos por adjetivos- pronomes -  preposições - advérbios - conjunções
  14. Tempo  psicológico- tempo cronológico fluxo de consciência
  15. Discurso direto, indireto, indireto livre
  16. Juízo de valor
  17. Recurso argumentativo ou estratégia
  18. Estratégia injuntiva - argumentativa - discursiva
  19. Narrativa - relato de experiência - relato pessoal - relato científico
  20. Descrição objetiva x Descrição subjetiva
  21. Relações discursivas- argumentativade
  22. Forma nominal
  23. Proposiçâo
  24. Marcadores linguísticos orais
  25. Relação semântica - Relação de sentido
  26. Conectivo
  27. Progressão temática
  28. Recursos coesivos
  29. Linguagem objetiva
  30. Norma padrão
  31. Ironia
  32. Frase - oracão - período
  33. Coordenação x subordinação
  34. Correção semântica - correção sintática
  35. Acento gráfico - Acento grave  - crase
  36. Regência verbal - regência nominal
  37. Termo regente x termo regido
  38. Oração reduzida
  39. Paradoxo
  40. Tempos - modos - vozes - aspectos verbais
  41. Seleção lexical
  42. Verbos impessoais
  43. Empregos e funções das palavras "que" e "se"
  44. Emprego de este - esta - isto x esse - essa- isso
  45. Empregos, usos, e valores assumidos por adjetivos- pronomes -  preposições - advérbios - conjunções
  46. Termos das orações
  47. Orações
  48. Emprego da vírgula


Recomendação  de estudo!!!!!
Veja os enunciados de algumas questões extraídos de provas 

  1. De acordo com os recursos e características textuais empregados pelo autor, é correto afirmar que o texto apresentado tem por principal finalidade (...)
  2. A palavra "que" pode se classificar de várias formas e ainda exercer funções sintáticas diversas, dentre elas (...)
  3. Diante da afirmação (...)  é possível inferir que (...)
  4. (...) Considerando-se o efeito de sentido produzido pela conjunção "mas" no período em destaque, assinale a reescrita que mantém tal sentido apresentado de forma coerente e coesa (...)
  5. (...) As expressões anteriores constituem, dentro da narrativa em questão , marcas de a) tempo psicológico, b) tempo cronológico, c) fluxo de consciência, d) discurso indireto livre
  6. Assinale a alternativa em que o acento da crase foi utilizado pela mesma razão da frase anterior (...)
  7. (...) A partícula "e", sublinhada nessa estrutura, estabelece entre as orações uma ideia de (...)
  8. Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO  pertence à mesma classe gramatical dos demais
  9. O uso do pronome "isso" na frase (...) se justifica por (...)
  10. (...) É correto afirmar que as palavras sublinhadas nas frases anteriores,expressam, respectivamente, ideias de (...) 
  11. O texto apresenta uma estrutura em que há da qual são partes significativamente importantes o título, subtítulo (olho, logo abaixo do título representado por uma frase em destaque), tese e sua defesa e uma argumentação fundamentada e opiniões e dados concretos. Considerando a estrutura e conteúdo textual, pode-se afirmar acerca do título do texto (...)
  12. Para que as ideias se articulem em um todo significativo, é necessário que a coesão textual se faça por meio de alguns recursos.  dos conectivos que funcionam como elos coesivos, permitindo a progressão textual, assinale a seguir o trecho selecionado em que, diferentemente dos demais, NÃO há coerência da estratégia de coesão referencial (...)
  13. (...) que (...) o termo destacado reúne características anafóricas e função conectiva. Quanto à sintaxe, a função indicada anteriormente pode de igual forma ser reconhecida em (...)
  14. Dentre os recursos utilizados pelo autor, é correto afirmar acerca do trecho (...), em discurso direto, que sua principal função é (...)
  15. O uso do imperativo no título do texto orienta o leitor a determinada ação. Sobre o emprego descrito anteriormente, considerando-se a situação de produção do enunciado, é correto afirmar que (...)
  16. A palavra "se" possui inúmeras classificações e funções. Acerca das ocorrências do termo "se" em (...)  pode-se afirmar que (...)
  17. O tempo verbal  utilizado na seguinte oração do texto (...) indica (...)
  18. Na construção do texto, a coerência e a coesão são de fundamental importância para que sua compreensão não seja comprometida. Alguns elementos são empregados de forma efetiva e explícita com tal propósito. Nos trechos a seguir foram destacados alguns elementos cuja função anafórica contribui para a coesão textual. (...)

TENHA EM MENTE!


  1. Funções do título nos textos
  2. Tipos de textos
  3. Funções e usos das palavras "que" e "se"
  4. Pressupostos, subentendidos, inferências 
  5. Empregos e funções do "mas" e do "e"
  6. Elementos da narrativa
  7. Emprego dos pronomes demonstrativos, dos pronomes relativos e dos pronomes de tratamento
  8. Elementos que garantem a coesão ao texto
  9. Coesão referencial
  10. Emprego dos modos e tempos verbais
  11. Emprego e valor semântico das conjunções
  12. Emprego do acento grave

Postar um comentário

CHEGADA

Tentaremos fazer com que este espaço seja capaz de oferecer a informação e a ajuda de que você necessita para obter sucesso na realização do seu sonho de concurseiro!

Persistir!
Não desanimar na busca de realizar o sonho!
Sucesso!