quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

APRENDIZAGEM DA ELABORAÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO (Desafios)


Durante muito tempo, a correção ou análise dos textos foi  realizada de forma subjetiva a partir da visão  particular de cada analista.


Hoje, as bancas de correção estabelecem critérios (EXPECTATIVAS) que devem ser observados pelos EXAMINADORES, tornando o processo de correção  objetivo (próximo do matemático), pois as sequências discursivas são delimitadas em "espaços discursivos" criando-se condições estáveis de observaçao.

Por outro lado, na análise dos textos, grande parte das bancas de correção dedicam, também, especial atenção à observação dos "INTERDISCURSOS" presentes nos textos.

Não se pode ignorar que o texto produzido apresenta um caráter social e ideológico (não há texto neutro) e que o produtor do texto não é o "senhor absoluto" dos significados adquiridos ou revelados pelo seu texto.

Tornar o produtor do texto produzido capaz de analisar seu próprio texto, é aumentar-lhe significativamente a chance de êxito.

O PROFESSOR-EDUCADOR deve estar sempre ciente das dificuldades, obstruções, que, com certeza, encontrará no seu "fazer" profissional, o que é COMUM, acontecer quando se implementam novas práticas ou se aplicam NOVOS CONHECIMENTOS.

JÁ NÃO SE PODE APENAS DIZER QUE "UMA BOA REDAÇÃO DEVE TER INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLU§ÃO, da mesma forma que hoje se estuda que os ÁTOMOS APRESENTAM ALGO ALÉM DE PRÓTONS, NÊUTRONS E ELÉTRONS.

Vivemos em uma sociedade extremamente polarizada e de antagonismos bem explícitos.


Sempre é oportuno relembrar que o vocabulário utilizado para a expressão das nossas ideias (religiosas, políticas, econômicas) assume valores polissêmicos  que nos levam a generalizações perigosas que devemos ter em mente (e evitar) ao produzir texto e que a manifestação de ideias que afrontem ou desrespeitem os direitos humanos acarretará para o candidato a atribuição de nota "zero" na prova de redação e sua (do candidato) consequente ELIMINAÇÃO.
Postar um comentário

CHEGADA

Tentaremos fazer com que este espaço seja capaz de oferecer a informação e a ajuda de que você necessita para obter sucesso na realização do seu sonho de concurseiro!

Persistir!
Não desanimar na busca de realizar o sonho!
Sucesso!