domingo, 19 de maio de 2013

CONCURSO UFRN


CONCURSO UFRN

PROGRAMA DE ESTUDOS
LÍNGUA PORTUGUESA - NÍVEL FUNDAMENTAL
1. Quanto à compreensão de textos
Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;
avaliação do texto sob os seguintes aspectos: recuperação da intenção comunicativa, articulações coesivas, formas de citar o discurso alheio (discurso direto e indireto), adequação da pontuação, ausência de contradições e adequação à situação comunicativa e ao público-alvo.

2. Quanto ao conhecimento linguístico
classes de palavras: usos e adequação em textos;
acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade;
sintaxe do período simples e do período composto;
emprego de regência verbal e concordância verbal e nominal.

3. Quanto à produção de texto (Redação)
A Prova de Redação exigirá que o candidato produza um texto argumentativo em prosa, segundo o padrão culto da língua portuguesa escrita, com base em uma situação comunicativa determinada, em um dos seguintes gêneros: artigo de opinião ou carta argumentativa.

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL MÉDIO
1. Quanto à compreensão de textos
Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;
avaliação do texto sob os seguintes aspectos: recuperação da intenção comunicativa, articulações coesivas, adequação da pontuação, ausência de contradições e adequação à situação comunicativa e ao público-alvo;
reconhecimento das variantes linguísticas e avaliação de sua pertinência à situação de comunicação, ao gênero textual e ao público-alvo;
reconhecimento do tipo textual predominante no texto;
estabelecimento de relações entre textos de diferentes gêneros discursivos.

2. Quanto ao conhecimento linguístico
Classes de palavras: usos e adequação em textos;
tópicos de morfossintaxe;
acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade;
regência e concordância verbal e nominal.

3. Quanto à produção de texto (Redação)
A Prova de Redação exigirá que o candidato produza um texto argumentativo em prosa, segundo o padrão culto da língua portuguesa escrita, com base em uma situação comunicativa determinada, em um dos seguintes gêneros: artigo de opinião ou carta argumentativa

PROGRAMA DE ESTUDOS
LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL SUPERIOR
1. Quanto à compreensão de textos
Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;
avaliação do texto sob os seguintes aspectos: recuperação da intenção comunicativa, articulações coesivas, adequação da pontuação, ausência de contradições e adequação à situação comunicativa e ao público-alvo;
identificação de informações implícitas (pressupostos e subentendidos);
reconhecimento das variantes linguísticas e avaliação de sua pertinência à situação de comunicação, ao gênero textual e ao público-alvo;
análise comparativa de textos representativos de diferentes gêneros discursivos.

2. Quanto ao conhecimento linguístico
Classes de palavras: usos e adequação em textos;
tópicos de morfossintaxe;
acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade;
regência verbal e nominal;
concordância verbal e nominal;
elementos constituintes do período simples e do período composto.

3. Quanto à produção de texto (Redação)
A Prova de Redação exigirá que o candidato produza um texto argumentativo em prosa, segundo o padrão culto da língua portuguesa escrita, com base em uma situação comunicativa determinada, em um dos seguintes gêneros: artigo de opinião ou carta argumentativa. 
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