domingo, 30 de outubro de 2011

VESTIBUlAR 2012.1 - UFRN/COMPERVE

PROGRAMAS VESTIBULAR 2012 UFRN/COMPERVE

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola, francesa e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

1. Matriz de Referência da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
(Excluindo as áreas de Linguagem Corporal e Artes)


Competência de área 1 - Aplicar as TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

RELACIONADA AO ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO – SERÃO USADAS COMO TEXTOS DE REFERÊNCIA AS SEGUINTES OBRAS:
 Crônica: CRÔNICAS DE ORIGEM - Luís DA Câmara Cascudo
 Poesia: A ROSA DO POVO - Carlos Drummond de Andrade
 Romance: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - Machado de Assis
 Teatro: O SANTO E A PORCA - Ariano Suassuna
 Conto: NEGRINHA - Monteiro Lobato > ( Negrinha, As fitas da vida, O drama da geada, Bugio moqueado, O jardineiro Timóteo, O fisco (Conto de Natal), Os negros, Barba azul, O colocador de pronomes, Uma história de mil anos, Os pequeninos, A facada imortal, A policitemia de Dona Lindoca, Quero ajudar o Brasil..., Sorte grande, Dona Expedita, Herdeiro de si mesmo).

H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 - Analisar a funcionalidade da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.

Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.


Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da
organização do mundo e da própria identidade.

H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.

H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
H29 - Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Competência de área 10 - Analisar e compreender textos relacionando-os com as suas condições de produção, circulação e recepção

H31 - Estabelecer relações entre o texto e suas condições de produção (interlocutores e contexto histórico, social e político).
H32 - Identificar os procedimentos linguístico-discursivos relacionando o seu emprego com a situação comunicativa (gênero, interlocutores, esfera discursiva de circulação, suporte, intenção).

Competência de área 11 - Produzir um texto argumentativo
PARA ORIENTAR A ELABORAÇÃO DA REDAÇÃO


H33 - Assumir uma posição frente a determinada questão, fundamentada em argumentação coerente e articulada (progressão argumentativa).
H34 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
H35 - Assumir o papel de locutor responsável pelo texto que produz, adequando-o à situação de comunicação para que constitua discurso dirigido a um determinado interlocutor (indivíduo ou grupo).
H36 - Instaurar uma voz argumentativa que dialoga com o interlocutor e negociar pontos de vista divergentes.

OBS.: As competências de área 10 e 11 não fazem parte da matriz original do ENEM. Foram elaboradas pela equipe da COMPERVE.
Postar um comentário

CHEGADA

Tentaremos fazer com que este espaço seja capaz de oferecer a informação e a ajuda de que você necessita para obter sucesso na realização do seu sonho de concurseiro!

Persistir!
Não desanimar na busca de realizar o sonho!
Sucesso!