domingo, 30 de outubro de 2011

CONCURSO SEARH/CEERN

ANEXO III ‐ CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROGRAMA DIDÁTICA GERAL E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL.
1. Legislação educacional. LDB 9.394/96 e seus dispositivos legais complementares. Políticas Públicas para a Educação Básica. RESOLUÇÃO Nº 7,
DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010: Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. PARECER CNE/CEB Nº
7/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. PARECER CNE/CEB No. 5/2011: Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Médio. Parâmetros Curriculares e Diretrizes Curriculares Nacionais. 2. A escola no Século XXI. Função social da escola. Educação e
Aprendizagem nos contextos formal e informal. As categorias criança. Jovem, adolescente e adulto e a educação. Escola e família. Cultura, Currículo
e Escola. A questão do COMPONENTE CURRICULAR na escola. 3. O ensino e a aprendizagem. Fundamentos psicológicos, sociológicos e
didáticos. Perspectivas de aprendizagem e instrumentalização do ensino na escola: aprendizagem tradicional, aprendizagem significativa, os conflitos
cognitivos e a aprendizagem, aprendizagem como processamento da informação, aprendizagem colaborativa. As contribuições de Vygotsky a
aprendizagem escolar. A organização didática e pedagógica da aprendizagem e a formação. Formas de se relacionar aos COMPONENTES
CURRICULARES escolares. Transposição didática. A contextualização da aprendizagem e o uso de situações problemas. Aprender a aprender.
Categorias da didática: objetivos como finalidades educativas. Seleção e organização dos conteúdos escolares. Tipos de conteúdos. As estratégias
de ensino para a formação de competências, habilidades, valores e formas de se transformar conhecimentos em saberes. Os recursos didáticos. O
livro didático. As novas tecnologias da informação e das comunicações como recursos para a aprendizagem escolar. A avaliação e o
acompanhamento da aprendizagem. Funções da avaliação. Tipos de avaliação. O erro e as dificuldades de aprendizagem. Avaliação institucional.
Sistema Nacional de Avaliação: O SAEB, a Prova Brasil e o ENEM. 4. Estrutura e funcionamento da escola. Organização do tempo e do espaço na
escola. Elaboração, planejamento, implantação e avaliação do Projeto Político Pedagógico, dos programas dos COMPONENTES CURRICULARES.
O Planejamento de Unidades Didáticas. Componentes curriculares: formas de organização do ensino fundamental e do ensino médio. A escola em
tempo integral. Diversidade cultural, inclusão social e atenção a pessoas com necessidades educacionais especiais. As particularidades do Ensino
Noturno e do EJA. 5. O trabalho docente e a formação continuada dos professores. Princípios e fundamentos a partir das novas exigências das
atuais reformas educacionais. Saberes docentes e profissionalização da docência. A identidade do professor profissional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
1. História da Arte. A Função Social da Arte. Movimentos Artísticos, Preservação do Patrimônio Histórico, Arte Contemporânea e Sua Influência no
Brasil. Audiovisuais: Fotografia, Cinema e Arte Digital. 2. Artes Visuais: Elementos Compositivos da Linguagem Visual: Ponto, Linha, Plano,
Superfície, Forma, Textura, Perspectiva, Cor, Espaços Cheios e Vazios. Arte, Criatividade e Imaginação. Percepção, Sensibilidade, Intuição e
Cognição na Criação Artístico-Estética. Artes Cênicas: Formas das Artes Cênicas: Teatro, Circo, Dança, Ópera, Teatro De Animação, Mímica e
Performance. Elementos Básicos do Teatro: Dramaturgia, Atuação, Cenário, Figurino, Encenação, Direção Cênica, Sonoplastia, Coreografia,
Maquiagem, Iluminação e Espaço Cênico. O Jogo Teatral: Estrutura Dramática. Tendências Estéticas e Artísticas do Teatro: Naturalistas, Realistas,
Performáticas e Tecnológica. Música: Estilos e Gêneros Musicais: Movimentos Musicais Urbanos; a Música Eletrônica, Hip-Hop; a Música Popular.
Elementos Básicos da Música: Ritmos, Melodia, Harmonia, Forma e Textura; Linguagem e Estruturação Musical: Figuras Musicais, Compasso,
Pautas Notas e Claves, Dinâmica, Andamento, Leitura e Apreciação Musical. 3. Arte, Cultura e Sociedade. Artes Visuais e a Multiculturalidade
(Identidade e Diversidade). Artes Visuais e Meio Ambiente. Arte e Cultura de Massa. 4. Arte-Educação. O Lúdico na Obra de Arte. A Estruturação do
Ensino de Arte e suas Concepções Teórico-Metodológicas na Educação Básica. a Representação Gráfica no Desenvolvimento do Adolescente. Arte
e Educação No Brasil: Fundamentos e Metodologias do Ensino das Diferentes Linguagens Artísticas, Ordem, Objetivo, Função. Parâmetros
Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares e o Ensino da Arte.

2 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA E CIÊNCIAS
1. Meio Ambiente. Água, Solo e Ar. 2. Higiene e Saúde: Noções Básicas. Doenças Endêmicas. 3. Ecologia: Seres Vivos, Cadeias e Teias
Alimentares, Energia e Ciclos Biogeoquímicos, Equilíbrio de Ecossistemas, Interações nas Comunidades. 4. Educação Ambiental. Seres Vivos:
Reinos da Natureza, Vírus, Citologia, Histologia, Corpo Humano: Nutrição, Digestão, Circulação, Respiração, Excreção, Sistemas de Regulação,
Reprodução, Hereditariedade, Evolução. 5. Química: Materiais. Misturas, Estrutura Atômica, Tabela Periódica, Ligações Químicas, Substâncias,
Propriedades e Métodos de Separação de Misturas. Funções Químicas, Reações Químicas. Termodinâmica, Cinética e Equilíbrio Químico, Equilíbrio
em Solução Aquosa, Eletroquímica. 6. Física: Cinemática, Dinâmica, Óptica, Termologia, Eletricidade, Ondas e Magnetismo. 7. Paradigmas
Educacionais: Ética, Saúde, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Ciência, Tecnologia E Sociedade. 8. Os
Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares e o Ensino De Ciências Naturais.

3 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
1. Educação Física: Histórico, Legislação, Características e Importância Social. 2. Aspectos curriculares da Educação Física escolar: Diretrizes
Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Educação Física, Orientações Educacionais Complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Habilidades a serem desenvolvidas na educação física. 3. Abordagens pedagógicas da Educação Física
na escola. Aprendizagem e desenvolvimento no processo de ensino da educação física. Elementos organizativos do ensino da Educação Física:
objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação escolar. O planejamento do trabalho pedagógico. Educação Física e Educação Especial. Princípios
norteadores para o ensino da Educação Física: inclusão, diversidade, ludicidade, reflexão crítica do esporte, valores éticos e estéticos. 4. A Educação
Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. A Educação Física e a pluralidade cultural. 5. Espaços, materiais e
equipamentos nas aulas de Educação Física. 6. O Jogo no processo de ensino Educação Física: Concepção de Jogo; Jogos Cooperativos,
Recreativos e Competitivos; Jogo Simbólico; Jogo de Construção; Jogo de Regras; Pequenos e Grandes Jogos; Jogos e Brincadeiras da Cultura
Popular. 7. Desportos: Regras, organização de competições e aprendizagem dos principais desportos aplicados na escola. Esportes: individuais e
coletivos. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Ginásticas: de manutenção da saúde, aeróbica e musculação; de preparação e aperfeiçoamento
para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; ginástica olímpica e rítmica desportiva. 8. Organização de eventos
esportivos; Dimensão Social do esporte.

4 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA
1. Conceitos fundamentais da Filosofia: Metafísica, Ética, Política, Teoria do Conhecimento, Lógica e Estética. A sistematização do conhecimento
filosófico. Articulações entre os temas da Filosofia e a História da Filosofia. 2. A Filosofia e suas origens na Grécia Clássica: mito e logos, o
pensamento filosófico; a relação entre Filosofia e a pólis, as condições históricas e suas relações com a filosofia nascente. 3. Filosofia Antiga: as
questões propostas pelos pré-socráticos. A maiêutica socrática. Platão: a realidade, o conhecimento e a polis. Aristóteles: os princípios da metafísica,
da política e da ética. O período helenista: a filosofia estóica, a filosofia epicurista e os modelos de vida feliz. 4. Filosofia medieval: a Patrística; as
relações entre Fé e Razão, a questão do livre arbítrio; a querela dos universais. A sistematização escolástica. 5. Filosofia moderna (séculos XV ao
Iluminismo) e seus temas: o antropocentrismo moderno, o humanismo, a revolução científica moderna, o surgimento do sujeito do conhecimento e o
aparecimento do indivíduo; racionalismo, empirismo e apriorismo; a importância do método. A emergência do Estado Moderno: as teorias políticas do
período (Hobbes, Locke, Rousseau). 6. Filosofia Contemporânea: a instrumentalidade da razão; as relações entre ciência e técnicas; a noção de
ideologia; a inserção das questões econômicas e sociais; os questionamentos da filosofia da existência; a linguagem; a comunicação, as tecnologias
de informação e a sociedade do espetáculo; as relações entre saber e poder. Relações entre filosofia e vida cotidiana na análise dos acontecimentos
contemporâneos. 7. Processos educacionais e a Filosofia: o ensino de Filosofia e suas indagações na atualidade: a tradução do saber filosófico para
o aluno; as estratégias didáticas; a seleção de conteúdos; os objetivos da Filosofia; a contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do
senso crítico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares e o ensino da Filosofia.

5 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA
1. A Natureza do Conhecimento Cientifico. Medições e Erros: Algarismos Significativos; Ordem de Grandeza; Notação Científica; Análise
Dimensional. 2. Mecânica: Cinemática; Relatividade Galileana; Leis de Newton do Movimento; Sistema de Partículas; Lei da Conservação da
Quantidade de Movimento (Momento Linear) e Teorema do Impulso; Colisões; Equilíbrio e Dinâmica de Corpos Rígidos; Hidrostática (Empuxo);
Princípios de Pascal; Arquimedes e Stevin; Energia, Trabalho e Potência Mecânica; Teorema Trabalho-Energia; Forças Conservativas e Energia
Potencial; Lei da Conservação da Energia; Conservação de Energia Mecânica e Dissipação de Energia; Leis de Kepler; Lei de Newton da Gravitação
Universal. 3. Eletromagnetismo: Carga Elétrica e Lei de Coulomb; Campo Elétrico e Potencial Elétrico; Intensidade de Corrente, Tensão e
Resistência Elétrica; Lei de Ohm; Energia e Potência Elétrica; Circuitos Elétricos; Campos Magnéticos Gerados por Correntes e Ímãs; Força
Magnética; Indução Eletromagnética. 4. Óptica e Ondas: Ondas Mecânicas; Período, Frequência, Ciclo, Comprimento de Onda e Suas Relações;
Reflexão e Refração; Óptica Geométrica (Lentes, Espelhos e Instrumentos Ópticos); Óptica Física (Difração, Interferência e Polarização). 5.
Termodinâmica: Conceitos de Calor e de Temperatura; Escalas Termométricas; Transferência de Calor e Equilíbrio Térmico; Capacidade Calorífica e
Calor Específico; Dilatação Térmica; Mudanças de Estado Físico e Calor Latente de Transformação; Teoria Cinética dos Gases; Gases Ideais;
Máquinas Térmicas; Leis da Termodinâmica. 6. Princípios de Física Moderna: Conceitos de Relatividade Restrita e Conceitos de Física Quântica.
Física, Meio Ambiente e Saúde. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares e o Ensino de
Física.

6 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
1. Geografia. as Principais Correntes do Pensamento Geográfico e a Geografia Contemporânea. O Objeto do Estudo da Geografia. A Representação
do Espaço Geográfico. As Escalas Geográficas de Análise. 2. O Espaço e a Natureza. As Diferentes Relações do Quadro Natural. O Quadro
Geomorfológico da Terra e os Grandes Espaços Climato-Botânicos. A Relação Natureza/Sociedade: A Natureza e Seu Significado Dentro da
Questão Ambiental Hoje. A Distribuição dos Recursos Naturais e seu Aproveitamento Econômico. A Ação do Homem nos Principais Domínios
Naturais: Equilíbrio/Desequilíbrio dos Ecossistemas. 3. O Homem e a Ocupação do Espaço. A Distribuição da População no Mundo. As Teorias
Demográficas. Movimentos Migratórios na Atualidade. Conflitos Populacionais e a Explosão Urbana. 4. As Atividades Econômicas no Mundo
Contemporâneo. O Processo de Industrialização até a Sociedade Contemporânea. Industrialização nos Países Centrais e Periféricos. A Divisão
Internacional do Trabalho. A Construção do Espaço Urbano e a Relação Campo/Cidade. O Meio Técnico-Científico. Os Fenômenos da
Metropolização e da Desmetropolização. Características dos Grandes Espaços Agrários do Mundo Atual. A Circulação do Capital, da Mercadoria, e
da Informação. 5. O Processo de Formação da Nova Ordem Internacional. A Globalização/Fragmentação do Espaço e Desterritorialização. A
Revolução Técnico-Científica e suas Consequências para a Formação da Ordem Mundial. O Sistema-Mundo: As Transnacionais no Processo de
Globalização. Novos Blocos Geopolíticos e Econômicos. O Espaço Mundial da Pobreza. 6. As Transformações Socioeconômicas no Mundo Atual. Os
Grandes Conjuntos Regionais e suas Implicações Mundiais. A Ásia, o Leste Europeu, a Comunidade Europeia, a África Atua, a China e suas
Transformações Econômicas, o Oriente Médio, sua Importância Estratégica e seus Conflitos. A América Latina e o Mercosul. O Papel dos Estados
Unidos no Mundo Atual. 7. A Organização do Espaço Brasileiro. A Integração na Economia Mundial. A Industrialização Brasileira. As Relações
Urbano/Industrial e os Problemas Sociais e Ambientais. O Quadro Agrário: as Relações de Produção e Estrutura Fundiária; a Agricultura Familiar e o
Agronegócio, Conflitos Pela Terra; os Espaços Agrários. A Estrutura da População Brasileira; o Processo Histórico de Ocupação e os Movimentos
Migratórios. As Tendências da Urbanização Brasileira no Final do Século XX e Início do Século XXI; Rede e Hierarquia Urbana; Segregação
Socioespacial. A Reorganização do Espaço Brasileiro: As Questões Regionais e a Divisão Regional do Trabalho. A Circulação no Espaço Brasileiro:
A Rede de Transportes e de Comunicação. O Nordeste no Contexto Sócio-Econômico Nacional. 8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, as
Orientações Curriculares e o Ensino da Geografia.

7 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
1. História: teoria e métodos. História das Sociedades: culturas e mentalidades, poder, economia, etnia, sexualidade e desenvolvimento tecnológico.
2. História Antiga: As primeiras civilizações. O escravismo. Organização econômica, social e política do povo egípcio. Grécia: economia, organização
social e pensamento. Roma: da república ao declínio do Império. Os povos bárbaros. 3. História Medieval: Sociedade Medieval: economia, sociedade
e organização política. O Império Carolíngio, As Cruzadas, a crise do feudalismo. 4. História Moderna: Expansão Marítima. América Pré-Colombiana.
A Colonização Europeia. O Renascimento. As Monarquias Nacionais e o Absolutismo. A Revolução Inglesa. 5. História Contemporânea: A Revolução
Francesa. Revolução Industrial. Revoluções Liberais. A Primeira Guerra Mundial. Revolução Russa. A crise de 1929. O fascismo na Itália. O nazismo
na Alemanha. A Segunda Guerra Mundial. O mundo pós-guerra: A Guerra Fria a formação do Terceiro Mundo. O Neo-Imperialismo E A América
Latina; O Neo-Imperialismo e a Luta de libertação dos povos africanos. Neoliberalismo. 6. História do Brasil: Colônia - Colonização Portuguesa:
aspectos sociais, políticos e econômico. Escravidão, Tráfico Transatlântico e trabalho no Brasil. O cotidiano na Colônia. Rebeliões e Quilombos;
Vinda da Família Real; Independência. Império - Primeiro Reinado. Período Regencial. Segundo Reinado. As revoltas liberais. O cotidiano no
Império. Aspectos econômicos e políticos do Império. República - Primeira República: Aspectos, econômicos, políticos e sociais. As oligarquias. A
crise do café. O trabalho, o Estado e a legislação social na chamada “A Era Vargas”. O trabalho e o sindicalismo nos Anos 50 e 60. O movimento de
1964 e o Estado de Segurança Nacional. Da distensão à “abertura” política: anistia, a campanha pelas diretas, o fim do regime militar. 7. O
Neoliberalismo e a Globalização; Identidades locais e globais. Novas tensões. 8. História da África (da Pré-História aos dias atuais). 9. Os
Parâmetros Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares e o ensino da História.

8 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA ESPANHOLA
1. Métodos e abordagens de ensino da Língua Espanhola e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Orientações
Curriculares - Língua estrangeira. 2. Concepções de linguagem e implicações no ensino-aprendizagem da Língua Espanhola no Ensino
Fundamental; textos de uso da Língua Espanhola e da cultura hispânica em situações reais de comunicação como prioridade no ensino da Língua
Estrangeira. 3. Compreensão e expressão escrita e oral em Língua Espanhola: estratégias de leitura, tipologia textual, estrutura e organização
textual, coerência e coesão; principais elementos e relações da estrutura linguística do espanhol (morfologia, sintaxe, semântica, fonologia,
vocabulário, uso) integrando as destrezas comunicativas; a linguagem como sistema e instrumento de comunicação; fundamentos teóricos do
processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola.

9 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA INGLESA
1. Métodos e abordagens de ensino da Língua Inglesa e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Orientações Curriculares -
Língua Estrangeira. 2. Compreensão de textos: estratégias de leitura; conceito de gênero textual e de tipo de texto; leitura e gêneros textuais;
identificação dos mecanismos que conferem coesão e coerência ao texto; relação Texto-Contexto. 3. Léxico-Gramática: verbos: tempo, modo e voz;
auxiliares modais; ‘Phrasal Verbs’; substantivos, pronomes, artigos, adjetivos possessivos e numerais. Advérbios e preposições expressando tempo,
modo e lugar; subordinação e coordenação. 4. Discurso: discurso direto, relatado, direto livre e relatado livre e sua função comunicativa no texto. 5.
Inglês escrito e falado, inclusive nas novas tecnologias de comunicação.

10 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e interpretação de textos dos diferentes gêneros discursivos. 2. Coerência e coesão textual: instrumentos de coesão textual,
coerência e intertextualidade. 3. O sistema ortográfico português: emprego de letras (conforme o atual Acordo Ortográfico). 4. Acentuação gráfica e
sinais diacríticos (conforme o atual Acordo Ortográfico). 5. Aspectos da prosódia e da ortoepia padrão no Brasil. 6. Emprego das classes gramaticais:
valores do artigo, valor substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses; Pronomes: referência anafórica e catafórica: emprego do
pronome pessoal, do pronome possessivo, do pronome indefinido, do pronome demonstrativo e do pronome relativo. Valor semântico e emprego de
conectivos. 7. Elementos mórficos do verbo e do nome; processos de formação de palavras. 8. Flexão nominal de gênero e número. 9. Flexão verbal:
verbos irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. 10. Valores da coordenação e da subordinação. 11.
Sintaxe de concordância: concordância gramatical, atrativa e ideológica. 12. Sintaxe de regência; o fenômeno da crase. 13. Sintaxe de colocação:
deslocamento e valor semântico-gramatical; posição do pronome átono. 14. Emprego dos sinais de pontuação; a pontuação expressiva. 15.
Estilística: figuras sintáticas, semânticas e fonológicas. 16. Processo de aquisição da leitura e da escrita; a constituição do leitor/autor; formação do
usuário da língua; o Português como língua de cultura. 17. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares e o ensino da Língua
Portuguesa.

11 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
1. Números e Operações: Construções históricas e metodológicas dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos:
operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Múltiplos, divisores e números primos. Porcentagem. Procedimentos
de cálculo: exato, aproximado e escrito. Termo Algébrico, Polinômios e suas operações, Frações Algébricas e Cálculos de radicais. Propriedades das
operações Algébricas. Resolução de: equações, inequações e sistemas de 1º e 2º graus. Estabelecimento de leis matemáticas, a partir da
observação de regularidades, que expressam relação de dependência entre variáveis. Funções elementares: afins, quadráticas, exponenciais e
logoritmicas. Equação e problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Proporcionalidade: Razão, proporção, regra de três, porcentagem, juros
simples e compostos, aplicação e resolução de problemas. 2. Espaço e Forma: Localização e deslocamento de pontos no espaço. Mapas e plantas.
Plano Cartesiano. Relações entre figuras espaciais e suas representações planas. Figuras geométricas planas: composição e decomposição,
transformação, ampliação, redução e simetrias. Polígonos: convexos: relações angulares e lineares. Circunferência, ângulos na circunferência.
Conceito de congruência e semelhança de figuras planas. Relações métricas na circunferência. Relações métricas e trigonométricas em triângulo
retângulo. 3. Grandezas e Medidas: Noções de medidas. Construções históricas e metodológicas de sistemas de medidas: unidades de medidas,
medida padrão, instrumentos de medida. Comprimento da circunferência. Cálculo de perímetro e de áreas de superfícies planas e de volumes de
sólidos geométricos. Funções trigonométricas (seno, cosseno e tangente). 4. Tratamento da Informação: leitura e interpretação de dados em tabelas
e gráficos. 5. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Análise combinatória; probabilidade. 6. Polinômios e equações de grau n. 7. Geometria
analítica no plano: reta, circunferência e cônicas. 8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais Orientações Curriculares e o ensino da Matemática.

12 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA
1. A natureza do conhecimento científico. 2. Átomo – modelos e classificação periódica dos elementos. 3. Ligações e interações entre átomos e entre
moléculas. Substancias, materiais, propriedades e suas relações com a estrutura. Aplicações dos materiais e estrutura dos mesmos. 4. Reações
químicas. 5. Funções Inorgânicas. 6. Cálculos básicos e estequiometria das reações. 7. Soluções e Análise Volumétrica. 8. Análise Gravimétrica. 9.
Termoquímica e termodinâmica. 10. Cinética das reações. 11. Equilíbrio químico molecular e iônico. 12. Eletroquímica. 13. Radioatividade. 14.
Processos das Indústrias Químicas - obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. 15. Poluição e
tratamento de água. Mineração. 16. Características gerais, estrutura e propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos. 17. Hidrocabonetos
e principais funções orgânicas. 18. Isomeria plana e isomeria espacial. 19. Caráter ácido e básico dos compostos orgânicos. 20. Reações orgânicas:
substituição, adição, eliminação, oxidação, combustão, esterificação e hidrólise de ésteres. 21. Características, classificação e obtenção de
Polímeros: Polietileno, poliestireno, PVC, Teflon, náilon, baquelite, poliésteres, borracha natural e sintética. 22. Óleos e gorduras, sabões e
detergentes sintéticos. 23. Petróleo e derivados. Química, saúde, meio ambiente. Ciência, Tecnologias química e Sociedade. Os Parâmetros
Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares e o ensino da química.

13 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA
1. Epistemologia das Ciências Sociais - Regras do método Sociológico. Sujeito e Objeto, interlocutor e informante, teoria ator-rede. O pensamento de
Popper, Kuhn e Feyerabend. Metodologia e métodos das Ciências Sociais - Trabalho de campo, survey, análise de discurso, grupo focal, tipos de
entrevista. 2. Correntes teóricas principais - Positivismo, interacionismo, evolucionismo, difusionismo, estruturalismo, funcionalismo, sociologia
compreensiva, materialismo histórico, relativismo, perspectivismo, pós-modernismo, fenomenologia, história dos conceitos, liberalismo, socialismo,
social democracia. 3. Conceitos de estudo da Sociologia: Fato social, ação social, indivíduo e sociedade, redes sociais, divisão social do trabalho,
estratificação social, dominação, poder simbólico, conflito e mudança social, cultura, ideologia; instituições, carisma, tradição, modernidade e pósmodernidade,
urbanização, rural-urbano, estado, habitus, poder simbólico, parentesco, sistemas partidários, sistemas eleitorais, regimes de governo,
formas clássicas de governo (monarquia, aristocracia, democracia) e sistemas de governo (parlamentarismo e presidencialismo), formas de Estado,
burocracia. Cenários privilegiados de análise - Movimentos Sociais, Espaços Segregados, Populações Marginalizadas, Migração, Relações Raciais,
Movimentos Culturais, Violência e Segurança Pública, Elites políticas e financeiras, Justiça, Educação, Consumo, Trabalho, Meio ambiente,
Planejamento Urbano. 4. O ensino de Sociologia e suas questões atuais: a tradução do saber sociológico para o aluno; as estratégias didáticas; a
seleção de conteúdos; os objetivos da Sociologia na educação básica; a contribuição das aulas de Sociologia para o desenvolvimento do senso
crítico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares e o ensino da Sociologia.

14 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: PEDAGOGIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Linguagem verbal e não-verbal. 2. Funções sociais da linguagem. Variação linguística: variantes regionais,
socioculturais e situacionais. 3. Tipologia textual. 4. Níveis de estrutura gramatical: fonológico, morfossintático e semântico. 5. Relação leitura/escrita.
Estrutura e organização textual: coesão e coerência 6. Fundamentos teóricos do processo de aquisição da leitura e da escrita: conceito de
letramento; concepções de linguagem e alfabetização; formação do leitor/autor. Formação do usuário da língua. da Língua Portuguesa. II -
CIÊNCIAS: 1. O sistema solar e o universo. 2. Ciclo vital e os Elementos da natureza: ar, água, solo. 3. Os seres vivos e a sua biodiversidade. 4.
Relações ecológicas. Homem e Meio. 5. Conservação ambiental. 6. Corpo Humano: sistemas, higiene e saúde. 7. Temas transversais: ética, meio
ambiente, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural. 8. Doenças sexualmente transmissíveis. 9. Saúde, saneamento e cidadania. Os Parâmetros
Curriculares Nacionais e o ensino de ciências naturais. III - GEOGRAFIA: 1. Espaço: orientação, representação e organização; 2. A sociedade
moderna e o espaço; 3. O Brasil, a nova ordem mundial e a Globalização, blocos econômicos e a integração dos mercados. 4. A população brasileira
e o seu crescimento. 5. O meio ambiente e as transformações nas paisagens; 6. Linguagem cartográfica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o
ensino da geografia. IV - HISTÓRIA: 1. Tempo social (história do país, estado e município) e físico (ordenação, duração e simultaneidade). 2. Brasil:
Formação da sociedade brasileira. Divisão social do trabalho. Sociedade e Cultura. 3. Transformações sociais, econômicas, políticas e
administrativas: as Instituições Monárquicas e Republicanas. 4. Expressão artística e cultural nas décadas de 1950/1960. 5. Etapas do
desenvolvimento econômico: Cana de Açúcar, Mineração, Café e o “Milagre Brasileiro”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da historia.
V - MATEMÁTICA: 1. Números naturais: comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos. Sistema de numeração decimal,
operações fundamentais. Aplicação das propriedades operatórias nas técnicas de cálculo mental e estimativas. Divisibilidade: múltiplos, divisores,
número primo, MMC e MDC. Situações-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números inteiros.
2. Números racionais: operações, representações e Situações-problema envolvendo frações e números decimais. 3. Sistema monetário brasileiro. 4.
Espaço e forma: figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades. Composição e decomposição de figuras planas e espaciais. Grandezas e
medidas: medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Perímetro, área e volume. Sistema legal de unidades de
medida. 5. Porcentagem. 6. A Aprendizagem significativa no ensino da Matemática. 7. O papel do jogo na aprendizagem. 8. Tratamento das
Informações: leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da matemática.

15 - CARGO: ESPECIALISTA - SUPORTE PEDAGÓGICO.
1. Legislação educacional. LDB 9.394/96 e seus dispositivos legais complementares. Políticas Públicas para a Educação Básica. RESOLUÇÃO Nº 7,
DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010: Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. PARECER CNE/CEB
No.7/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. PARECER CNE/CEB nº 5/2011: Diretrizes Curriculares Nacionais para
o Ensino Médio. Parâmetros Curriculares e Diretrizes Curriculares Nacionais. 2. A escola no Século XXI. Função social da escola. Educação e
Aprendizagem nos contextos formal e informal. As categorias criança. Jovem, adolescente e adulto e a educação. Escola e família. Cultura, Currículo
e Escola. A questão do COMPONENTE CURRICULAR na escola. Pedagogia. Objeto de estudo da Pedagogia. Relação da Pedagogia com outras
áreas de conhecimento. Tendências Pedagógicas. 3. O ensino e a aprendizagem. Fundamentos psicológicos, sociológicos e didáticos. Perspectivas
de aprendizagem e instrumentalização do ensino na escola: aprendizagem tradicional, aprendizagem significativa, os conflitos cognitivos e a
aprendizagem, aprendizagem como processamento da informação, aprendizagem colaborativa. As contribuições de Vygotsky a aprendizagem
escolar. A organização didática e pedagógica da aprendizagem e a formação. Formas de se relacionar aos COMPONENTES CURRICULARES
escolares. Transposição didática. A contextualização da aprendizagem e o uso de situações problemas. Aprender a aprender. Categorias da didática:
objetivos como finalidades educativas. Seleção e organização dos conteúdos escolares. Tipos de conteúdos. As estratégias de ensino para a
formação de competências, habilidades, valores e formas de se transformar conhecimentos em saberes. Os recursos didáticos. O livro didático. As
novas tecnologias da informação e das comunicações como recursos para a aprendizagem escolar. A avaliação e o acompanhamento da
aprendizagem. Funções da avaliação. Tipos de avaliação. O erro e as dificuldades de aprendizagem. Avaliação institucional. Sistema Nacional de
Avaliação: O SAEB, a Prova Brasil e o ENEM. 4. Supervisão e Gestão Pedagógica. O trabalho do Pedagogo na escola. Estrutura e funcionamento
da escola. Organização do tempo e do espaço na escola. Elaboração, planejamento, implantação e avaliação do Projeto Político Pedagógico, dos
programas dos COMPONENTES CURRICULARES. O Planejamento de Unidades Didáticas. Componentes curriculares: formas de organização do
ensino fundamental e do ensino médio. A escola em tempo integral. Projetos de pesquisa e extensão na escola. Currículo, programas e processos
de ensino e aprendizagem. Flexibilidade do currículo escolar. Diversidade cultural, inclusão social e atenção a pessoas com necessidades
educacionais especiais. As particularidades do Ensino Noturno e do EJA. 5. O trabalho docente e a formação continuada dos professores. Princípios
e fundamentos a partir das novas exigências das atuais reformas educacionais. Saberes docentes e profissionalização da docência. A identidade do
professor profissional.
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