domingo, 1 de novembro de 2009

ATIVIDADE PARA ALUNOS CAdE PARNAMIRIM - CDF ZN - CDF VIA DIRETA

Módulo Português - Revisão por área CAdE
página 18 - 19

Leia as atividades propostas no módulo - AULA 07 e 08 (texto) -

* A carta no vestibular
* Caracterizando as cartas arggumentativas, de reclamação e solicitação
* Construindo a carta
* Quanto aos pronomes de tratamento
* Os pronomes de tratamento e abreviaturas que são utilizadas nas produções desse gênero

ATENÇÃO! -

ATIVIDADE PROPOSTA PÁGINA PÁGINA 21

TRABALHE SUA CARTA COM BASE NO SEGUINTE RECORTE TEMÁTICO:

Atendendo aos vários segmentos do público dem diferentes horários, as emissoras de rádio definemsua programação em torno de um leque variado de opções: programas de música, esportes, informação, religião etc. Programas que um dia fizeram muito sucesso, jã não existem mais, como a radionovela e os programas de auditório.

Instruções:


* Imagine um programa de rádio, que em sua opinião, deva sair do ar;
* Argumente pela retirada desse programa da grade de programação;
* Dirija umacarta a um interlocutor que possa interferir nessa decisão

ATIVIDADE PROPOSTA NA PÁGINA 23

Trabalhe sua cartga a partir doseguinte recorte temático:

O governo brassileiro tem promovido campanhas de alcance nacional a fim de combater o tabagismo, o uso de álcool e drogas, a proliferação da dengue, do vírus da Aids e da gripe, entre outras doenças que comprometem a saúde pública.

Instruções:

1. Escolha uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde que, na sua opinião, deva ser mantida;
2. Argumente no sentido de apontar aspectos positivops da estratégia desacampanha;
3. Dirija sua carta ao Ministro da Saúde,justificando a manutenção da campanha escolhida

REVISÃO POR ÁREA CDF - ZONA NORTE - CDF VIA DIRETA

AULA 01 - 1o Momento página 1

Proposta de redação e modelo para comentário:

Faça de conta que você é um leitor do Jornal "O Jornaleco" e, na edição de domingo, leu uma entrevista com professor chamado Luís Quevedo, que emitiu algumas opiniões favoráveis ao uso da tecnologia em sala de aula, principalmente o computador. Escreva uma carta a esse professort colocando-lhe sua opiniões sobre o assunto. Assine sua carta com o nome de George Washington.

Leia com atenção os 10 lembretes para uma boa redação - carta dissertativo-argumentativa (página 1 do módulo)


AULA 02 - 1o Momento

Proposta de redação

A Câmara dos Deputados aprovou dia 21/02/2001 p acordo ortográfico da língua portuguesa, assinado emLisboa, em 1990. A exemplo do Brasil, os outros sete países onde o Portugês é a língua oficial: Portugal, Guiné Bissau, Angola, Moçambique, São Tomé, Príncipe, Cabo Verde,e Timor Leste também estão adotando o vocabulário ortigráfico comum, nos termos do acordo. A reforma ortográfica, que atinge apenas 2% da escrita, deixa praticamente intactas as regras de acentuação gráfia, mas suprime o trema, simplifica as regras do hífen e elimina as consoantes mudas,como a letra "c" da palavrfa exacto. Como um falante da língua portuguesa, escreva, em registro culto da língua, uma carta argumentativa dirigida ao Ministro da Educação Fernando Hadad, No seu texto, você deverá posicionar-se contra ou favor dessa reforma. Evite transcrições literais,
Atenção! Assine o seu texto com o psudônimo Lúcio du Lácio

Leia os textos de apoio que aparecem no módulo.

Em todas as atividades propostas, lembre:

1. Identificar claramentea questão que estásendo tematizada (ou polemizada,conforme o caso) e determinar quais são os argumentos,opiniões ou pontos de vista sobre essa questão;
2. Se houver mais de um interlocutor possível, identificar claramente a postura de cada um e decidir a qual deles sua argumentação será dirigida, caso haja apenas um interlocutor, é a postura dele que deve ser identificada;
3. Fazer a melhor representação possível do interlocutor escolhido (sua imagem), reunindo todas as informações que você tenha sobre ele, sobre o que pensa a respeito da questão tematizada, sobre seu comportamento, etc;
4. Selecionar, dentre os argunentos, opiniões ou pontos de vista identificados, aqueles que melhor se prestam à análise que pretende fazer sobre o tema,tomando como referência a imagem feita do seu interlocutor;
5. Buscar outros argumentos de que vc disponha e que sejampertinentes à questão e integrá-los àqueles extraídos do texto que acompanham a definição do tema

Nenhum comentário:

HINO DO RIO GRANDE DO NORTE


HINO DO RIO GRANDE DO NORTE

Rio Grande do Norte esplendente
Indomado guerreiro e gentil,
Nem tua alma domina o insolente,
Nem o alarde o teu peito viril !
Na vanguarda, na fúria da guerra
Já domaste o astuto holandês !
E nos pampas distantes quem erra,
Ninguém ousa afrontar-te outra vez!
Da tua alma nasceu Miguelinho,
Nós, como ele, nascemos também,
Do civismo no rude caminho,
Sua glória nos leva e sustém!

Estribrilho
A tua alma transborda de glória!
No teu peito transborda o valor!
Nos arcanos revoltos da história
Potiguares é o povo senhor!

II
Foi de ti que o caminho encantado
Da Amazônia Caldeira encontrou,
Foi contigo o mistério escalado,
Foi por ti que o Brasil acordou!
Da conquista formaste a vanguarda,
Tua glória flutua em Belém!
Teu esforço o mistério inda guarda
Mas não pode negá-lo a ninguém!
É por ti que teus filhos descantam,
Nem te esquecem, distante, jamais!
Nem os bravos seus feitos suplantam
Nem teus filhos respeitam rivais!

III
Terra filha de sol deslumbrante,
És o peito da Pátria e de um mundo
A teus pés derramar trepidante,
Vem atlante o seu canto profundo!
Linda aurora que incende o teu seio,
Se recama florida e sem par,
Lembra uma harpa, é um salmo, um gorjeio,
Uma orquestra de luz sobre o mar!
Tuas noites profundas, tão belas,
Enchem a alma de funda emoção,
Quanto sonho na luz das estrelas,
Quanto adejo no teu coração

EM DIA COM O MUNDO

Loading...

CHEGADA

Tentaremos fazer com que este espaço seja capaz de oferecer a informação e a ajuda de que você necessita para obter sucesso na realização do seu sonho de concurseiro!

Persistir!
Não desanimar na busca de realizar o sonho!
Sucesso!